Segunda, 20 Janeiro 2020 12:37
apoio mútuo e troca de experiências

CGE e Conselho de Contabilidade renovam parceria para fomentar o controle interno e social

Controladora participou da apresentação da nova gestão do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas

A Controladoria é reconhecida como o órgão de controle do Estado, responsável por gerar informações que visam à adequada tomada de decisão pela administração pública. O trabalho desenvolvido contribui para o controle social, com o monitoramento dos gastos públicos e a transparência na divulgação das informações.

Nesse universo, o profissional de contabilidade exerce função primordial na fiscalização contábil, financeira e orçamentária, quanto aos aspectos da legalidade, legitimidade, economicidade, eficácia, efetividade e equidade. Visando ampliar as ações de articulação, por meio de apoio mútuo e troca de experiências, a controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, participou da apresentação da gestão 2020/2021 do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC-AL).

"Como profissional contábil destaco que a categoria precisa ser protagonista no trabalho de monitorar como o dinheiro público está sendo utilizado e aplicado, atuando na prevenção de risco. E, como cidadã, reforço que temos a obrigação de chegarmos juntos. Acompanhar, sobretudo, de que forma os recursos estão sendo utilizados, exercendo o controle social", pontua Maria Clara Bugarim.

Para ela, o mais importante é que os profissionais de Contabilidade atuem como disseminadores das ferramentas de controle social e do controle interno. "Hoje disponibilizamos diversos canais que ampliam a relação entre a sociedade e a administração pública. Contamos com o Portal da Transparência - Graciliano Ramos, canal pelo qual o cidadão pode acompanhar a execução financeira dos programas de governo e verificar como e onde os recursos do seu governo estão sendo aplicados".

Além disso, a Controladoria disponibiliza o Sistema de Informação ao Cidadão (SIC), disponível na forma presencial ou online, no site e-sic.al.gov.br, e a Ouvidoria Alagoas, também disponível nos órgãos e entidades do Estado, na Central Já do Maceió Shopping e no site e-ouv.al.gov.br/ .

"Todos esses canais de comunicação são meios através dos quais o cidadão pode participar da Administração Pública. Fiscalizando, sugerindo, denunciando, elogiando e contribuindo com a criação ou adequação dos programas às necessidades da população. A parceria com o Conselho possibilita o envolvimento de diversos profissionais que podem atuar no desafio de convencer a população a participar, cada vez mais e de forma eficiente, da gestão pública", destaca Maria Clara Bugarim.