Terça, 30 Julho 2019 18:04
Controle Social

CGE participa de fórum sobre compliance na administração pública

Controladora-geral do Estado oficializou a assinatura do termo de adesão ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias da CGU

A controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, participou, nesta segunda-feira (29), do I Fórum de Compliance e Integridade, promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares. Entre as autoridades, participaram do evento o corregedor-geral da União, Gilberto Waller Júnior, do Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado de Alagoas, Moacir Rodrigues de Oliveira.

Na ocasião, a controladora-geral e o Secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, oficializaram a assinatura do termo de adesão ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias da Controladoria-Geral da União (CGU).

"No início da gestão colocamos como prioridade a transparência. Abraçamos as dificuldades e os desafios e trabalhamos para atender aos requisitos estabelecidos pela Lei de Acesso a Informação (LAI) e monitorar todos os pedidos de acesso. Montamos a estrutura e solidificamos o trabalho. Criamos as ferramentas do e-SIC e do e-OUV e uma nova instância recursal. Agora, avançamos para um novo desafio, a Correição, e, com o programa, vamos aperfeiçoar os sistemas para o acompanhamento efetivo dos processos administrativos e essa troca de experiências vai nos ajudar a aprimorar o trabalho", afirmou Maria Clara Bugarim.

O corregedor-geral da União, Gilberto Waller Júnior, explicou que, entre outras funções, o programa busca a desburocratização dos processos disciplinares. "A ideia é se modernizar. Bebemos do direito penal para estabelecermos as diretrizes do processo disciplinar, mas esquecemos de modernizar. O programa tem o objetivo de criar sistemas que auxiliem na defesa e na junção de provas, por exemplo. É a corregedoria é um importante instrumento para as demais áreas de controle fundamental para o combate à corrupção e que fortalece a transparência e o controle social".

O Programa de Fortalecimento de Corregedorias busca aprimorar, fomentar e fortalecer os mecanismos de controle interno para apoiar e auxiliar os órgãos e as entidades de todos os poderes na execução de suas atividades correcionais. Além disso, oferece suporte para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inovadoras para aperfeiçoar as apurações.