Quinta, 09 Dezembro 2021 19:16
Oportunidade

CGE convoca estagiários por meio do Programa Pontapé Destaque

Iniciativa permite que os estudantes adquiram experiências na prática.

Estagiários foram recebidos com kits de boas-vindas Estagiários foram recebidos com kits de boas-vindas arquivo pessoal/Cleonice Carvalho
Texto de Vinícius Teodósio

Buscando auxiliar na formação dos estudantes alagoanos, a Controladoria Geral do Estado (CGE), por meio do Programa Pontapé, da Secretaria Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), convocou quatro estudantes a fazerem parte do quadro de colaboradores do órgão por meio de estágio remunerado.

Os estudantes de ciências contábeis e jornalismo, agora passam a ter uma oportunidade, adquirindo experiências na prática para poder complementar ainda mais os estudos.

Com a remuneração de um salário mínimo vigente, os aprovados no Pontapé passam a viver situações do cotidiano profissional em um órgão público.

Estagiária na Superintendência de Controle Financeiro (SUCOF), a estudante de ciências contábeis, Alessandra Corrêa, de 21 anos, fala que tem sede de absorver o máximo de conhecimento possível.

"O programa Pontapé me proporciona uma experiência agradável ao currículo e um aprendizado direto com as contas públicas, que realmente é o ramo que eu gostaria de exercer no futuro. Além disso, me fez conhecer pessoas incríveis e agradáveis que mostram que o servidor público vai além do que as pessoas pensam", pontuou a estudante.

Cleonice Carvalho, responsável pela análise dos documentos dos novos estagiários, proporcionou uma recepção acolhedora com chocolates, máscaras e álcool em gel.

"Trabalhar com os estagiários é um presente. Eles chegam com a vontade de aprender, e eu, como responsável por coordená-los, ao ensinar, também aprendo, tudo isso torna o processo muito gratificante", disse Cleonice.

Para a titular da CGE, Adriana Araújo, oportunizar a vivência profissional num órgão sério como a Controladoria auxilia e muito na formação acadêmica e pessoal do estudante.

"O estágio é um momento importante para o estudante universitário, é um aprendizado que auxilia na empregabilidade e constrói pontes sólidas para a aprendizagem. É com esse intuito que a Controladoria Geral abraçou o programa Pontapé, gerando a oportunidade em nossos jovens alagoanos", afirmou a titular.

Sobre o programa

O Pontapé oferece mais de 700 vagas de estágio em 40 repartições públicas do poder estadual, das quais 10% das vagas são para pessoas com deficiências (PCD) e 80% para egressos da escola pública.
A seleção pública buscou democratizar o acesso às vagas de estágio disponíveis no Poder Executivo Estadual e descobrir novos talentos para o mercado de trabalho.

*Estagiário sob supervisão