Gestão de Qualidade

CONTROLADORIA

Controladoria Geral do Estado

Buscando atender à sociedade de forma criteriosa, eficiente e medindo sua satisfação, a Controladoria Geral do Estado (CGE) implantou o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que é uma ferramenta que permite a medição da eficácia das ações tomadas, buscando a melhoria contínua dos processos.

O organismo que dita as normas desse Sistema é a ISO – International Organization for Standardization, que estabelece os requisitos que deverão ser atendidos para a qualidade de uma gestão, entre elas a lideranças, foco no cliente, envolvimento das pessoas, decisões baseadas em fatos e relacionamento com fornecedores.

Em 2016, a Controladoria Geral do Estado recebeu a certificação pela norma ISO 9001:2008, após um ano de trabalho, com a implantação do Programa 5S, que busca disseminar os sensos – racionalização, organização, limpeza, conservação e disciplina – entre os servidores e promover um ambiente saudável para todos os colaboradores e para a sociedade em geral.

Além disso, foram realizados treinamentos, a padronização dos documentos da CGE, a criação dos manuais operacionais, que abordam todos os processos e procedimentos adotados na Controladoria e auditorias.

A CGE foi o primeiro órgão do Poder Executivo do Estado de Alagoas a ser certificada, passando a ser referência no que se refere à qualidade. Em 2017, a CGE garantiu a manutenção da certificação. O resultado atesta a organização do trabalho e assegura as boas práticas que otimizam processos e promovem a economicidade. O Sistema de Gestão da Qualidade também tem outros benefícios, como a melhoria na comunicação com os colaboradores, clientes e fornecedores, bem como a redução de riscos.